Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de novembro de 2012


CARDÁPIO

 

 

Um garçom taciturno, alto e magro, de cabelos avançadamente grisalhos e vastas olheiras a la Karloff se aproxima da mesa em passos ritmados que ecoam pelo amplo salão do restaurante. Impossível não perceber seu ar de aristocracia decadente.

- O Senhor já escolheu?

- Meu caro, estou sentado aqui há exatos 25 minutos e só agora o Sr. vem me atender?

- Desculpe Senhor mas a casa está cheia e estou sozinho.

- Como cheia??? Como cheia??? Só estou eu aqui, sentado na única mesa desse enooorme restaurante?!!!

- Senhor, peço-lhe desculpas novamente mas a casa está lotada. O Senhor apenas não está percebendo isso.

- Como assim??? Está me chamando de louco??? Não bastou eu ter esperado tanto sem ser atendido?

- O Senhor teve até sorte. Tem gente que espera muito mais e as reservas estão lotadas para os próximos anos. Muitos anos! Mas acho prudente mudarmos de assunto. Já escolheu seu prato?

- Não, o cardápio é estranho e não falo francês. Os nomes dos pratos não especificam quais são os ingredientes! E nem sei se esses preços estão atualizados!

- Estou aqui prá lhe ajudar Senhor.

- Vamos lá então....o que significa esse prato.... complexe et brûlant?

- Senhor, é vida próspera puxada no azeite, acompanhada de uma porção de mulheres assadas interessadas em dinheiro e terrine de amigos problemáticos, dependentes de álcool e drogas.

- Sei, sei...caro hein?!

- É o preferido dos jogadores de futebol Senhor.

- E este aqui....l'abondance avec la tension?

- Sai muito Senhor...trata-se de um filé de alta falcatrua do cerrado regado a um denso molho de infinitos processos judiciais. É caro também mas neste a sobremesa está incluída, pudim de euros em calda de paraíso fiscal.

- Sei, é quente esta sobremesa?

- Geladíssima Senhor. Não recomendo para gengivas sensíveis nem para senso ético apurado.

- Perfeitamente, e este prato aqui....tranquillité réduite?

- É um prato padrão mas muito bem aceito entre os “noveau riche”. Salada de vidinhas fáceis com molho enfadonho, que acompanha uma torta de frivolidade recheada com medíocres cozidos. A sobremesa também está incluída. Falsidade em calda e sorvete de adultério do campo.

- Agora fiquei em dúvida. Vou tentar este último aqui e o mais barato do cardápio.  La pauvreté sur la misère...o que significa? 

- Eu não recomendo muito mas é um guisado de periferia acompanhado de um arroz de sete filhos, com saladinha de crack e desgraça defumada. A Veja São Paulo recomenda o que já induz à noção de que não é o melhor prato da casa.

- Esse vem com sobremesa?

- Não Senhor, é um prato sem maiores, digamos, encantos e sabemos que o Senhor é alguém que gosta de levar vantagem em tudo, certo?

Ok, ok....então acho que vou experimentar o tranquillité réduite  mesmo.

- Pois não Senhor.

- Você me recomenda algum vinho?

- Vou trazer a carta Senhor. Eu recomendaria sim, um vinho que harmonizaria perfeitamente, feito com um blend de uvas personnes raisonnables e personnes altruístes, conhecidas no Brasil como “pessoas sensatas” e “pessoas altruístas” como o Senhor deve saber, porém o produtor infelizmente fechou as portas há décadas por falta de matéria prima.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário